MEATING - ATIVIDADES 21 DIAS

AQUECIMENTO PRÉ-CARNAVAL
-5/2 (segunda-feira)

Começando a semana e que tal pegar o caderno que você recebeu e personalizá-lo? Faça algo que o identifique como seu, pode ser escrever seu nome na capa, colar uma foto sua, colar um adesivo, ou o que quiser!

             Podem mandar fotos no grupo!! =)

             Feliz Segunda-Feira!

             Até amanhã!

 6/2 (terça-feira)

 Seu cadernos já está com a sua cara? Agora é a hora de começar a preenchê-lo! Abaixo segue um exemplo de um semanário alimentar (que comentamos na nossa reunião), uma espécie de diário alimentar que consta informações sobre o que e quanto consumimos, onde e com quem, qual nossa fome/saciedade, além de pensamentos e sentimentos em relação aquela alimentação. 

 A proposta é fazer por 3 dias (dois dias de semana e um dia de fim de semana). Que tal começar hoje?

7/2 (quarta-feira)

Conseguiu fazer o seu semanário ontem? Hoje gostaria que você escrevesse como foi esse processo: foi chato; foi legal; você lembrou tudo o que comeu no dia?; o que você esqueceu?; o que foi mais difícil de identificar: a fome, a saciedade, o sentimento/pensamento? Enfim, tente entender o quanto é fácil/difícil o processo de anotar todas estas informações e avaliar se o semanário é uma ferramenta útil e viável para você.

O objetivo é se conhecer e identificar as melhores ferramentas que podem te ajudar nesse processo de mudança. 

8/2 (quinta-feira)

Que tal hoje fazer o 2º dia do semanário escrevendo o que e quanto consumiu, onde e com quem, qual a fome/saciedade, além de pensamentos e sentimentos em relação aquela alimentação?

Você pode usar a experiência dos dois dias anteriores para entender melhor essa relação. Tente escrever e extrair o máximo que puder!

Somente com a persistência e prática diária nos conheceremos melhor e mudaremos nossos hábitos! Vamos lá? 

9/2 (sexta-feira de Carnaval)

Para os que vão aproveitar o Carnaval, não esqueçam de beber bastante água, comer frutas e se proteger do sol! Aproveitem com moderação hehe

Para os que aproveitarão o feriado com mais tranquilidade, proponho para olhar o que tem na geladeira hoje. Sobrou algum legume que não comeu na semana? Tem alguma fruta que esqueceu que tinha comprado? Que tal preparar uma refeição ou lanche incluindo frutas, verduras e/ou legumes que tem na geladeira? Abuse de temperos; faça algo que lhe dê prazer; consuma o que já comprou e não deixe estragar! Mande suas fotos! =)

Se não tem nada na geladeira, faça uma lista de compras!


10/2 (sábado)

O que vocês fizeram ontem? Na minha geladeira tinha uma vagem que estava quase passando do ponto, então as coloquei no forno com azeite, sal e pimenta! Super simples, mas rápido e delicioso!

Para hoje que tal fazer um planejamento do que pretende comer em casa durante a semana? Não precisa ser para todos os dias! Mas para 3 ou 4 dias, o que pretende comer? O que precisa comprar? Tente colocar frutas, verduras e legumes! Mande fotinhos com o planejamento!


11/2 (domingo)

Hoje é domingo de carnaval! \o/\o/ Curtiram muito ontem? Que tal hoje fazer mais um dia do semanário. É importante fazer no fim de semana também, pois são os dias que saímos da rotina, comemos coisas que no dia a dia ficam fora da alimentação! Não esqueçam de colocar as cervejas, doces e petiscos!


12/2 (segunda-feira)

Depois de fazer 3 dias de semanário alimentar, escrevendo sobre o que consumiu, qual foi a sensação de fome, saciedade e sentimentos, proponho a atividade de voltar no tempo nestes 3 dias, e descrever o que você mudaria na sua alimentação se pudesse, não apenas sobre o que consumiu e a quantidade, mas também sobre sentimentos, pensamentos, etc. 


13/2 (terça-feira)

Aproveitando o gancho do Anax, gostaria que você escrevesse quais as maiores dificuldades ao ver o rótulo de um alimento? O que poderia te ajudar na escolha do alimento? Você normalmente lê o rótulo? O que chama mais atenção? E a tabela nutricional e ingredientes, você entende todas as informações? O que deixaria mais claro?

14/2 (quarta-feira)

Hoje é a volta do carnaval!! Aquele dia da preguiça que devagar vai dando lugar à rotina novamente! Proponho  hoje fazer uma receitinha para ajudar na ressaca! Um suco, um chá ou uma fruta com bastante água para se manter hidratado! O que acham?

15/2 (quinta-feira)

Você conseguiu fazer alguma receita ontem? Como foi planejar e realizar a alimentação planejada? O que deu e o que não deu certo? 

Se não conseguiu, analisar o porquê não fez e/ou não planejou?


1.   16/2 (sexta-feira)

Q  Faça uma comida ou leve um lanche saudável para o trabalho e partilhe com alguém! Não deixe para amanhã! Vamos começar HOJE!


        


1

    19/2 (segunda-feira) - O começo!

Q   Segunda-feira, o dia universal da mudança!! O Carnaval já passou e hoje começamos nossas atividades pra valer! \o/\o/

       Para iniciar esta mudança, gostaria de saber: Vocês têm um objetivo claro de onde querem chegar participando deste grupo? Se não, está na hora de pensar sobre isso!

       Qual é seu objetivo final, aonde quer chegar? Escreva no seu caderno qual é e se quiser compartilhe conosco! Sabendo aonde quer ir fica mais fácil de chegar, certo?

      Palavra do dia: Objetivo.


      20/2 (terça-feira) 

Q   Conseguiram definir os objetivos? Espero que sim! Gostaria agora de perguntar o porquê querem esse objetivo? Por que querem chegar lá, qual a motivação, o que vocês acham que mudaria na sua vida de vocês se conseguissem isso? Qual o sentimento atrelado, como se visualizam após ter conseguido? Quanto estão dispostos a fazer para atingir o objetivo e se sentir assim?

       Palavra do dia: Reflexão.


21/2 (quarta-feira) 

Q   Agora gostaria que vocês refletissem sobre o que os afasta do objetivo de vocês, quais são os principais impedimentos para atingi-lo? Sempre tem algo que é nossa pedra no sapato. Qual é essa pedra? Tem como tirá-la? O que precisa fazer para tirá-la? Depende de alguém ou só de você?

       Palavra do dia: Reflexão, Foco.

 

22/2 (quinta-feira) 

Q   Conseguiram definir os objetivos e os sentimentos de atingi-lo? Espero que sim! Afinal ter um objetivo é o que nos leva a seguir em frente e lutar por aquilo que queremos. 

       Entretanto, muitas vezes não conseguimos atingi-lo por diversos motivos, não é mesmo? 

       Quer ver um exemplo? Se o seu objetivo é "Quero comer de uma forma mais saudável", O que especificamente você vai fazer todos os dias para atingi-lo? Está claro? Acho que não, então a probabilidade de você esquecer e abortar é alta. 

      Então precisa de ações específicas para atingir seu objetivo! Por exemplo se sua ação for: "Comer arroz integral, três fruta por dia e não comer doce". Agora sim está mais claro o que tem que fazer todos os dias, mas talvez ainda assim seja difícil, pois é uma ação muito grande de uma vez só, não é?

       Mas se a ação for: "Comer uma fruta por dia", fica muito mais fácil de seguir, certo? 

       Então a atividade de hoje é: "qual é sua micro-ação para hoje?" Defina algo simples, realista e viável para você neste momento! 

       Lembre-se que nem sempre vamos conseguir atingir esta meta todos os dias, mas é importante tentar diariamente e registrar no caderno essa jornada.

       Palavra do dia: Micro-ação.


23/2 (sexta-feira) 

Q   Como foi definir sua micro-ação? Você conseguiu fazer? O que foi mais fácil e mais difícil? 

       Palavra do dia: Reflexão, Foco.

      25/2 (domingo) 

  .      Depois de toda esta reflexão sobre objetivos, metas, micro ações sobre sua alimentação, você consegue definir qual o papel da alimentação na minha vida (pra que ela serve, como a trata, tempo que dedico pra ela?)


2    26/2 a 04/03 - Semana de Mindfulness eating

1 Após uma semana de reflexões sobre o que a alimentação é para você, que tal praticar?

Sugiro uma micro ação de mindfulness eating, isto é, defina sua micro ação do dia e a faça prestando total atenção aquilo. Se sua ação for comer uma fruta, não a coma em frente ao computador, correndo, nem sentindo o sabor. Sinta o que está fazendo, o que está comendo, como você está, a sensação, o prazer, viva aquele momento com atenção plena! Descreva a experiência no seu caderno e no grupo!

 

2 Seja grato aos pensamentos, atividades, progressos, ações e avanços que tem feito em relação a sua alimentação e saúde. A gratidão gera grandes benefícios no nosso cérebro e humor. Descreva sobre o que se sentiu grato e o que mudou no seu humor e no seu dia com esse sentimento.

 

3 Tire um momento antes de comer. Respire, sinta sua respiração, tente sair do turbilhão de problemas, ideias e agitações do dia e respire calmamente chamando a atenção para aquele momento em que vai escolher sua alimentação. Veja se consegue dimensionar melhor no prato as quantidades dos alimentos prestando a atenção no que está fazendo, isto é, não vá no automático só encher o prato com o que aparecer na frente! Respire, reflita, escolha e foque no presente!

 

4 Comemore com você. O que você fez hoje em relação a sua alimentação que merece um parabéns? Bebeu água, comeu uma fruta, se controlou na carne, pensou no que ia comer? Qualquer mini esforço que fez deve ser valorizado para que lhe dê incentivo para um novo mini esforço, afinal não doeu tanto assim fazê-lo!

 

5 No jantar (ou outra refeição que faça em casa hoje) tente desligar a TV, o rádio, o netflix e qualquer outra distração que tenha. Tente sentir quando seu corpo estiver satisfeito. Sinta e reflita para comer o suficiente para você!

 

6 Combine de comer com alguém, escolha um lugar legal (pode ser a sua casa/restaurante, etc) que saiba que a comida é de qualidade e vai te fazer bem! Compartilhe da comida, comemore, preste atenção, aprecie, ouça seu corpo!

 

7 Após vários dias de micro ações de mindfulness, que tal refletir sobre tudo isso, sentir e ver se faz diferença na sua vida. Conte como foi! Escolha um amigo do grupo, pergunte como foi a experiência dele! Vamos contar as experiências e interagir!